sábado, 22 de agosto de 2009

TEXTO DE JOSÉ MÁRIO DE SOUZA - 1o. Encontro de Confraternização Cicerodantense

RETROSPECTIVA

VAMOS PASSEAR NO TEMPO NA CIDADE DE CíCERO DANTAS.

VOLTANDO AO PASSADO, VAMOS DAR UMA PASSEADA POR NOSSA CIDADE: A MAIS ENCANTADORA E SEMPRE IDOLATRADA PELOS SEUS FILHOS.

COMEÇEMOS ESTA VIAGEM NARRANDO MOMENTOS DE GRANDES LEMBRANÇAS SEMPRE MUITO BEM GUARDADAS NA MINHA MENTE.

NO AUTO DOS VIEIRAS TODAS AS TARDES AS PROFESSORAS, IARA, TEREZA, LUIZA E OUTRAS MAIS SE ENCONTRAVAM PARA DESFILAR COM SEUS BONITOS FIGURINOS, COM SUAS BELEZAS INCONTESTÁVEIS USAVAM MODELOS TRAZIDOS DAS SUAS ULTIMAS VIAGENS A SALVADOR. ALÉM DISSO, NO ALTO. ESTAVAM AS MAIS LINDAS CASAS, DESTACANDO-SE A RESIDÊNCIA DE D. AVILINA QUE ERA CONSIDERADA UM BELO CASARÃO DA CIDADE, MAS NÃO PODEMOS ESQUECER DAS CASAS DO SR. BATISTA, SR. ABELARDO, SR JOÃO VIEIRA, SR TOTONÉU, SR. MANINHO DE GAMA DENTRE OUTRAS.

DESCENDO DO ALTO, PASSAVAMOS PELA RUA DO AÇOUGUE, ONDE MOREI E OUVÍ GRANDES RELATOS DE QUINHA CONTANDO HISTÓRIAS DE DIDÔ, NÃO DEIXANDO DE APRECIAR, CONTUDO, A PURA BELEZA DE LUCI DEDILHANDO NO SEU VIOLÃO AS MAIS BELAS CANÇÕES.

AO CHEGAR NO CENTRO DA ANTIGA CÍCERO DANTAS, VAMOS PASSEAR PELO COMERCIO MAIS INTERESSANTE DE TODA REGIÃO. INFELIZMENTE HOJE NÃO MAIS EXISTE.

INICIEMOS PELA LOJA DE JOÃO PEREIRA QUE, ALEM DO SEU ESTILO NEOCLÁSSICO, ERA TAMBEM LOCAL DE ENCONTRO DAS PESSOAS QUE HABITUALMENTE ESTAVAM ALÍ A DISCUTIR POLÍTICA E OUTROS ASSUNTOS DA CIDADE. A ESSAS REUNIÕES DERAM O NOME DE “SENADO”.- PONTO DE ENCONTRO DE GRANDES HOMENS DA CIDADE COMO, POR EXEMPLO, SR. ARMANDO VIEIRA, SR JOSÉ NICOLAU, SR. PEDRO QUIM-QUIM, SR. FLAVINO. SR JOÀO NEVES E OUTROS MAIS.

AO LADO DA GRANDE COLETORIA, PODERIAMOS FICAR NA CALÇADA HORAS E HORAS OLHANDO A ULTIMA AQUISIÇÃO DE JOÃO PEREIRA QUE ERA UMA RURAL WILLES MAIS PARECIA UMA FERRARI. NA PRÓXIMA CALÇADA HAVIA A FARMÁCIA DE OSVALDINA, QUE TINHA COMO SEU VIZINHO O CONSULTORIO DE DR. IVO GONÇALVES, CONSIDERADO UM GRANDE CIENTISTA.

LOGO EM FRENTE SE ENCONTRAVA A RESIDÊNCIA DO SR. ZETINHO AMARAL E NELA SE VIA, PELA JANELA, O PROFESSOR. ERONILDES USANDO SUA HABILIDADE NA MAQUINA DE ESCREVER MARCA OLIVETTI PREPARANDO SUAS AULAS QUE SERIAM DADAS, À TARDE, NO GINASIO.

NESTA MESMA CALÇADA, ESTAVA O ARMARINHO DE DONA TAVINHA. NO MESMO LADO, A LOJA DE SEU JOVEM, PAI DOS TÃO COMENTADOS EVALDO, POPÓ, BENTO. LOURITO E SANTINHO. NESTA MESMA DIREÇÃO, HAVIA AS SAPATARIAS DE CHIQUINHO E TOTA QUE NO MÊS DE AGOSTO ELES LOTAVAM DE SAPATOS PARA A GRANDE FESTA, ANDANDO UM POUCO MAIS, NA OUTRA CALÇADA, TINHA A LOJA DE SEU DONGA E O GRANDE ARMARINHO DE HERALDO ( CONSIDERADO A MAIOR BOUTIQUE DA ÉPOCA, ONDE SE ENCONTRAVAM AS BELÍSSIMAS CAMISAS “VOLTA AO MUNDO” E CAMISAS “BALON”, LÁ, TAMBÉM, POR SER ALFAIATARIA, SÓ SE FAZIA TERNOS DE
“NAICRON” SOB MEDIDA.

NESTA MESMA DIREÇÃO, SE ENCONTRAVA TODO O COMERCIO COMO A VENDA DO SR. ANTONIO PIRES, PADARIA DO SR. JOÃO LUCAS, VENDA DO SR. JOAQUINZINHO E ALFAIATARIA DO SR. JUSTINO, MAIS ADIANTE TINHA A GRANDE CASA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO DO SR ZÉ MARTINS, ONDE TODAS SEGUNDAS FEIRAS, D. CARMOSITA COM TODOS SEUS FILHOS ATENDIAM SUA CLIENTELA E RECEPCIONAVAM OS CAMINHÔES REPLETOS DE MERCADORIAS COMPRADAS EM SÃO PAULO.

MAIS ADIANTE SE AVISTAVA A AGÊNCIA DO BANCO NORDESTE ( SÓ CíCERO DANTAS, NA REGIÃO, TINHA UMA AGÊNCIA TÃO LINDA) O MOBILIÁRIO COM TODA ESTRUTURA, ERA DE PRIMEIRA LINHA, BEM COMO A ELEGÂNCIA DAS ROUPAS USADAS PELOS FUNCIONÁRIOS. TUDO ISSO PARA ATENDER, DE FORMA BRILHANTE, TODOS OS CORRENTISTAS QUE VINHAM DAS CIDASDES CIRCUNVIZINHAS).

CONTINUANDO O PASSEIO, VAMOS CHEGAR NO BAR DE CARLITO (BAR ONDE COMECEI MINHA VIDA PROFISSONAL) AOS DOZE ANOS ATENDIA TODA ESSA CLIENTELA QUE LEMBRO BEM COM MUITA SAUDADE). NA ÉPOCA ERA O POINT – PONTO DE ENCONTRO DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS ONDE OS JOVENS ( MUITOS DELES, MAIS TARDE, CONSEGUIRAM SE FIRMAR, TORNANDO-SE PESSOAS BEM SUCEDIDAS) SE REUNIÃO NA CALÇADDISCUTIR OS ASSUNTOS MAIS DIVERSOS . ESTE MESMO BAR ERA LOCAL DE ENCONTRO QUANDO TODOS RETORNAVAM A CIDADE PARA PASSEAR DE FÉRIAS, MOMENTO QUE TRAZIAM AS NOVIDADES DO QUE ESTAVAM ACONTECENDO NO MUNDO E EM SALVADOR EM ESPECIAL. FOI ALI QUE OUVI E VIVI GRANDES DISCUSSÕES DE AMIGOS, FALANDO SOBRE OS FESTIVAIS E CAETANO VELOSO, O GRANDE DESCONHECIDO DO MEIO ARTISITICO, MAS ACABARA DE GANHAR O FESTIVAL COM A MÚSICA “ALEGRIA ALEGRIA”.
ESTE MESMO ESPAÇO RECIBIA TODAS AS TARDES DR IVO PARA TOMAR UM LANCHE COM AS MOÇAS DA FARMÁCIA E CONVERSAR SOBRE OS ASSUNTOS AVANÇADOS DA MEDICINA, EU SERVIA PARA ELE COCA-COLA E BISCOITO CREAM-CRACKER E PARA ELAS, CHOCOLATE DIAMANTE NEGRO E COCA-COLA.

AO FINAL DO EXPEDIENTE, OS BANCÁRIOS SE REUNIAM PARA O HAPPY HOUR QUE ERA ANIMADO. O BAR DE CARLITO TINHA SUA DECORAÇÃO PECULIAR E A JUVENTUDE, ANTES DE IR PARA AS GRANDES FESTAS DO CLUBE, A ARB- ASSOCIAÇÃO RECREATIVA BONCONSELHENSE, SE ENCONTRAVA POR LÁ, ERA ALI QUE A FOFOCA ROLAVA SOLTA, DE QUEM NAMORAVA QUEM. ERA DALI, TAMBÉM, QUE FICÁVAMOS ESPERANDO A CHEGADA E PARTIDA PARA SALVADOR DOS ÔNIBUS DA EMPRESA SR. JOSÉ MENDONÇA, NELES, SR. EDÉSIO E PASSADINHA CHAMAVAM TODOS OS PASSAGEIROS PELOS NOMES, COMO TAMBÉM LEVAVAM E TRAZIAM AS ENCOMENDAS DAS PESSOAS QUE PRECISAVAM DESSE SERVIÇO.

AGORA, VAMOS DAR UMA PASSADA PELO JARDIM QUE FICAVA JUNTO À IGREJA, ONDE AOS DOMINGOS, AS PESSOAS SE REUNIAM NAS BALAUSTRADAS PARA APRECIAR A BELEZA DA CIDADE, CONVERSAR SOBRE FILMES QUE PASSAVAM NO CINEMA OU, AINDA IR PARA RUA DO ABRIGO PASSEAR OU TOMAR SORVETE E VER OS CARROS QUE TRAFEGAVAM NA BR 116 PASSANDO POR DENTRO DA RUA COM DESTINO A TODA PARTE DO BRASIL, INCLUSIVE OS ÔNIBUS QUE VINHAM DO NORDESTE COM DESTINO A SÃO PAULO, POIS TINHAM PARADA OBRIGATÓRIA NO HOTEL BRASIL DE D. RAIMUNDA E HOTEL DO SR. ISAAC GOUVEIA..

FINALISANDO, NÃO PODERIA DEIXAR DE CITAR O GINÁSIO (INSTITUTO NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO) E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ESTUDANTIL. MUITOS JOVENS ESTUDARAM LÁ E TIVERAM COMO PROFESSORES JOSÉ FELÍCIO E LUCIANO RIBEIRO DENTRE OUTROS, SOB O COMANDO DO PROFESSOR MANUEL,

ESTA HISTÓRIA QUE VIVI E QUE MUITOS DE NÓS, BONCONSELHENSES, VIVERAM É A QUE GUARDO NO CORAÇÃO COM MUITO CARINHO.

JOSÉ MÁRIO DE SOUZA
1º. Encontro de Confraternização Cicerodantense
Festa de Agosto de 2009

8 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito, um retrato jornalistico muito bom. Parabens

Tarcísio

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

gostei de ver primo,arrasou hem?que pena que eu faltei neste encontro,no proximo vou estar,nao faltarei viu?só faltou citar as historias do seu tio e pessoa ilustre da cidade Antao virgilio,e do exeletrismo natelson e meu irmao querido vera pagani

Unknown disse...

gostei muito do comentário,maravilhoso!! só faltou um pouco da historia´ do seu tio e meu avô João Belo , grande figura d nossa querida terra
parabéns

Unknown disse...

Adorei o seu texto!! maravilhoso!! só faltou uma coisinha, contar um pouco da vida do seu tio e nosso avo João Belo.
abraços.

Alice Souza disse...

relato maravilhoso
Parabens..